quinta-feira, 29 de julho de 2010

Respondendo grosserias com uma gentileza.

Gentileza gera gentileza, dizia o velho, que pra mim, era um filósofo do caos.
Mas grosseria também gera gentileza, que irá gerar uma futura gentileza.
Se grosseria gerar grosseria, e assim sucessivamente.
Quanta vezes respondemos mal a alguém que nos tratou mal?
Controlar sentimentos ruins é muito mais difícil que controlar os bons.
Quantas vezes já tivemos vontade de falar "eu te amo" e não dissemos? Mas quantas vezes já fomos estúpidos com alguém sem pensar duas vezes?
É difícil não tratar mal aquele que nos trata mal, mas se pensarmos bem, as razões daquela pessoa estar nos fazendo isso, podem ser milhares, as vezes ela não teve um bom dia, as vezes algo de ruim aconteceu para ela, as vezes ela nunca teve ninguém que lhe dissesse palavras bonitas, então, porque não nós começarmos uma revolução na vida dessa pessoa? E retribuir seu tapa com uma delicadeza.
Quando brigamos, nos sentimos nervosos, cultivamos o ódio. Quando elogiamos ou nos desculpamos, nos sentimos leves.
Se desculpe, mesmo sabendo que não tem culpa, isso nos deixa muito mais de bem com nosso interior, e com certeza, mexerá com o interior daquele que nos feriu com suas palavras ou atos.

E já dizia outro grande filósofo "Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra"

Dando a outra face a seu agressor, você se mostrará forte, sem medo, seguro. Não retribuir agressão com agressão é um sinal de sabedoria, pois só os ignorantes não conhecem a maravilhosa arte de se sentar para conversar, e chegar a um comum acordo.



Um comentário: